Maya em Nazaré, Florence em Peniche

captura-de-tela-inteira-26102016-152244-002Com transmissões ao vivo via perfil do FB, Maya Gabeira vem anunciando a chegada da temporada de ondas gigantes à cidade de Nazaré, ao norte de Lisboa, no mesmo momento em que, um pouco ao sul dali, na praia dos super-tubos de Peniche, o havaiano John John Florence se sagra campeão por antecipação do Circuito Mundial de Surfe deste ano.

Depois de várias cirurgias para refazer o nariz, já cansado das pancadas contra sua pesada prancha feita especialmente para enfrentar densas massas de água em movimento, e de uma sequência de operações complicadas nas costas para unir duas vértebras para que possa seguir surfando, Maya volta mais uma vez – e com a maior coragem- ao mar de Nazaré onde viveu, em 2013, aquele acidente tenebroso.

captura-de-tela-inteira-26102016-231046

Ela tem ficado principalmente no jet-ski rebocando surfistas. Vamos ver se vai dar para encarar uma das gigantes que tem aparecido no horizonte por conta da formação rochosa do fundo do mar no litoral próximo ao farol da cidade. Se estivesse no lugar do papai Gabeira, eu aconselharia que ela participasse apenas como coadjuvante durante esta temporada, já que Maya vem de uma série de sessões de fisioterapia para se restabelecer. Acontece que por razões profissionais, Maya parece, talvez até mesmo involuntariamente, presa ao designo de encarar aquelas ondas descomunais a qualquer custo. Filha de quem é, tudo indica que tem atração por correr riscos e que seguirá enfrentando o mar.

John John Florence também enfrentou acidentes em seu percurso, o que fez com que ele só conseguisse sair vitorioso do Circuito agora aos 24 anos, algo que Gabriel Medina realizou precocemente aos 20 anos de idade. Além de já ter quebrado o pulso, o braço e a perna, Florence teve uma vértebra fraturada em Pipeline, onde nasceu e conviveu, desde pequeno, com as desafiadoras ondas locais (que já levaram a vida de alguns surfistas experientes). No ano passado, houve ainda a ruptura de um ligamento do tornozelo que o deixou fora de algumas das competições do Circuito. Ainda assim, tem conseguido sempre terminar a maratona competitiva da World Surf League entre os melhores colocados.

captura-de-tela-inteira-25102016-081210

Joe Turpel, um dos comentaristas craques da equipe da WSL, e John John, ao ganhar a etapa do Rio

Florence e Medina, junto com os veteranos Kelly Slater e Mick Fanning (que, depois do sumiço, deve fazer a última perna do Circuito em dezembro), são as grandes estrelas em todas as competições e tornam as suas baterias as mais esperadas. Ainda que surfistas jovens, como Filipe Toledo e Ítalo Ferreira, ou mesmo um pouco mais tarimbados, como Adriano de Souza e Julian Wilson, ajudem a despertar o interesse pelas competições, transmitidas pela página na Internet da Associação de Surfistas Profissionais ou pela ESPN, é a constância da qualidade das ondas surfadas por Florence, Medina, Fanning e Slater, que deixa a última etapa do Circuito, que acontecerá a partir do dia 8 de dezembro em Pipeline, um programa obrigatório. Vejamos se, mesmo com a vitória antecipada de Florence, a Brazilian Storm atrairá o público brasileiro e transformará, mais uma vez, a Banzai Pipeline na Banzai de Janeiro, como foi em 2014 e no ano passado. Foram dois brasileiros se sagrando campeões em seguida: Medina, em 2014, e Adriano de Souza, em 2015.

captura-de-tela-inteira-25102016-081104captura-de-tela-inteira-27102016-230732

O havaiano Florence e a australiana Tyler Wright, vencedores do Circuito Mundial de Surf de 2016

Sobre Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esse post foi publicado em Maya Gabeira. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário