A Esquerda e o Empreendedorismo I

Para ser um empreendedor na vida, a primeira coisa que você deve aprender a fazer são contas. Nas últimas eleições à Prefeitura de São Paulo, surgiu a figura de Pablo Marçal. Um empreendedor que, aos 37 anos de idade, acumula uma riqueza de 169 milhões em bens, segundo declarou à Justiça Eleitoral. Desde que começou atuando para um grupo de estelionatários, serviço pelo qual Marçal, de origem humilde, dizia ganhar uma remuneração irrisória, e pelo qual acabou sendo preso em 2005 e condenado em 2010, ele teve 20 anos para construir essa fortuna. O maior salário público no Brasil é, como todos sabem, o de ministro do STF. Seu atual presidente, Luís Roberto Barroso, recebe um montante de 44 mil reais como salário bruto, que, com os descontos, dá quase 32 mil em termos líquidos por mês. Ao longo de 20 anos, se Barroso não gastasse dinheiro com absolutamente nada, ele teria acumulado uma fortuna em bens financeiros de 8 milhões e 320 mil – estou incluindo na conta o 13o salário, embora tenha deixado de lado os penduricalhos. Ou seja, para chegar a uma fortuna próxima a de Marçal, sem gastar nada, ele teria que trabalhar 210 anos. Gregório Duvivier, 38 anos, e Fábio Porchat, 41 anos, são um pouco mais velhos do que Pablo Marçal, e como ele, são empreendedores. São muito bem sucedidos com seus projetos na área cultural com a empresa do Porta dos Fundos e com seus respectivos trabalhos de atores, apresentadores, escritores e roteiristas. Ganharam bastante dinheiro ao longo de suas carreiras até aqui, mas pegunte a qualquer um deles se possuem uma fortuna de 169 milhões. A resposta certamente será não. Ou seja, acho que temos repórteres que precisam explicar para a população como se constrói uma fortuna dessas. Aliás, a nação brasileira inteira quer saber como isso acontece pra entrar urgentemente para esse ramo.

Avatar de Desconhecido

About Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esta entrada foi publicada em Bruno Torturra, Gregório Duvivier e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to A Esquerda e o Empreendedorismo I

  1. Avatar de Isabela Sa Freire Isabela Sa Freire disse:

    Barroso t

    Curtir

Deixe um comentário