A Velha Pingueira

A gente tenta fugir da pingueira, mas, não adianta, ela vem atrás de nós. E aí não tem jeito, “já que lá tá, que lateje, pois, se o lambari é pescado, o xadrez é jogado”. Essas são algumas das máximas do Rafael Souza dos Santos, ou Raffael Chess, aquele que gosta de dar mates com tomates em suas partidas de blitz jogadas no site Chess.com e disponibilizadas no YouTube, naquele que é o canal brasileiro de xadrez com maior número de seguidores na plataforma audiovisual do Google. Sua missão atual é chegar aos 2500 de rating em partidas blitz de 3 minutos sem incrementos.

A avaliação de ratings no Chess.com é extremamente precisa. Magnus Carlsen, 33 anos, aquele que foi o número 1 do mundo durante anos em xadrez convencional (90 minutos em jogo pensado) até desistir de se candidatar e passar a vez para o chinês Ding Liren (que venceu o Nepo, ou Ian Nepomniachtchi, ano passado), e Hikaru Nakamura, 36 anos, um dos craques em blitz (jogos de 1 a 3 minutos com ou sem incremento), estão na luta para avançar dentro da faixa dos 3300. O mais forte jogador brasileiro no momento, Luis Paulo Supi, 27 anos, tenta alcançar a marca dos 3000. Krikor Sevag Mekhitarian, 37 anos, também da elite brazuca, ambiciona se estabelecer, assim como o Supi, na mesma marca dos 3000.

Eu me encontro entre os pingueiros do Chess.com e, como eles, tenho vários perfis. Em alguns, já ultrapassei a marca dos 1600. Mas nunca consegui chegar aos 1700, por exemplo. Atualmente sigo com um perfil em que apareço com 1400, lutando para ir um pouco adiante. Ainda que oscile entre os 1300 e 1600 e uns quebrados, nunca fiquei abaixo da marca dos 1300. É muito difícil crescer no xadrez sem se dedicar ao estudo sério e sem jogar constantemente. Por outro lado, depois que se chega a determinado patamar, ainda que se oscile bastante, é bem díficil que se caia significativamente.

Todo pingueiro tem seus muitos perfis e esses são alguns dos meus

Com o Raffael Chess ocorre algo semelhante, o que comprova a acuidade dos parâmetros do Chess.com. Quando inaugurou o seu canal há 5 anos, ele buscava os 2300 de rating. Conseguiu romper a marca dos 2400 há um tempo, mas nunca a dos 2500. Ele segue tentando e vejamos se ele realiza essa proeza. Em fevereiro, ele chegou a 2486, o que sugere que ele vai, com alguma luta “que é o que o xadrez é e sempre será”, alcançar os 2500 – não confundir com as partidas dele de bullet (1 minuto de duração em que ele tem uma marca maior). Mas dificilmente veremos o Raffael Chess cair hoje dos 2300.

Raffael Chess, no ano de 2018, quando começou a buscar os 2300

E, hoje, na busca dos 2500

Sobre Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esse post foi publicado em Magnus Carlsen, Raffael Chess (Rafael Souza dos Santos), xadrez. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário