Como comecei a andar por conta propria pra cima e pra baixo aos 12 anos de idade, calculo que há 50 anos pelo menos essa é a minha rotina e sina de usuário de transporte público: chacoalhar pela cidade a bordo de uma dessas latas velhas que infernizam a vida do cidadão carioca. Somente os motoristas que têm de conduzir essas carroças desconjuntadas sofrem mais do que o usuário. É no meu entender a pior forma de tortura a que se possa submeter um ser humano.
Para não dizerem que não falei de flores, os BRTs, que encataram a todos durante os Jogos Olímpicos de 2016, e que andavam uns cacarecos no final do ano passado (sempre superlotados, trafegando com as portas abertas e com gente pendurada do lado de fora) mudaram da água pro vinho com a aquisição pela prefeitura de uma frota de ônibus amarelinhos que vieram para substituir os agora impestráveis bisanfonados azuis. A nova e extensa frota imprimiu uma regularidade e houve uma renovação e aumento do time de fiscais e motoristas. Tá uma beleza e aquela história de que são os usuários que depredam os ônibus, e que por isso o sistema é um lixo, é pura conserva fiada. Tendo transporte de qualidade, todo mundo cuida.
Aliás, a Folha de São Paulo nos informou ontem e discutiu em editorial o fato de que 74 cidades brasileiras já possuem transporte gratuito para sua população. Se 74 prefeituras conseguem oferecer mobilidade sem custo para seus cidadãos, por que devemos seguir sendo servidos por uma frota vergonhosa como a que atende aos moradores da cidade do Rio de Janeiro? Muito apropriadamente a equipe de roteristas do GregNews lembrou na sexta-feira, e acabou pautando a Folha pelo visto, que, em 2013, o estopim de tudo era o preço das passagens. Aproveitou ainda para mostrar retrospectivamente como funcionou durante anos, sempre permeada por corrupção, a lógica que orienta a concessão de linhas na cidade. A sugestão dos roteristas do programa da HBOMax é que se cobre taxas mais elevadas para aqueles que optam pela regalia de andarem em seus carros particulares.








Que bom que melhorou, vai ter que votar no Dudu Paz em vez do Braga Neto.
CurtirCurtir