As Melhores Praias do Planeta

Captura de tela inteira 20072017 093653Não custa nada sonhar com uma aposentadoria em grande estilo. A minha seria dedicada a correr as mais bonitas praias do globo contemplando bestamente a Liga dos Surfistas Profissionais. Enquanto isso não acontece, me contento em ver tudo com as transmissões da equipe super competente da WSL. Como as que acabaram de mostrar a briga pelo título do Corona Open na Baía de Jeffreys na África do Sul. Foi uma beleza de espetáculo com a coroação do português Frederico Morais e do brasileiro Filipe Toledo.  Quando Morais subiu ao palanque para ser homenageado e receber seu troféu, com a bandeira de Portugal enrolada na cintura como uma saia, quase que me peguei a começar o “Cale-se de Alexandro e de Trajano/A fama das vitórias que tiveram/Que eu canto o peito ilustre Lusitano/A quem Neptuno e Marte obedeceram/Cesse tudo o que a Musa antiga canta,/Que outro valor mais alto se alevanta”. O estreante entre a elite do surfe mundial disse que estava se sentindo em casa, o que fez imaginar que Portugal talvez também tenha praias tão bonitas como as da Baía de Jeffreys. Nesta hora bateu aquela vontade de passar uns tempos na terrinha e encarei como mais do que acertada a decisão de alguns dos meus irmãos de se empenharem para conseguir a tal da cidadania lusa.

Captura de tela inteira 20072017 095047A competição trouxe um sortimento de ondas maravilhosas e com um show por parte dos surfistas que colecionaram o maior número de notas 10 por suas estripulias em uma mesma competição até o momento. Não se tinha visto nada semelhante em nenhuma das paradas anteriores da temporada deste ano. Ondas grandes e belíssimas em profusão, o que forçou o barco com a equipe de segurança do evento a ter de descer uma das séries. Os comentaristas Peter Mel e Ronnie Blakey, ao lado do veterano Shaun Thomson (vencedor do primeiro torneio realizado por lá em 1981), chegaram a desconfiar  que a patrulha também estivesse atrás de arrancar uma nota máxima dos jurados. A fauna local é que estranhou, como de costume, a presença desta nova espécie marinha que nada de costas, com a barriga mirando o céu, e com duas ou três barbatanas dentro d´água.  Kelly Slater não veio à Saquarema, mas esteve na Baía de Jeffreys e saiu, para sua infelicidade, de uma das sessões de aquecimento com dois dedos do pé fraturados. Ainda teve que ouvir do médico que o atendeu as seguintes palavras de conforto: “Como foi que você fez isso?” Vai estar de fora da próxima perna do circuito que se dará em Teahupoo, no Taiti, entre 11 e 22 de agosto. Parece que o Taiti, para desgosto geral, é o destino mais caro de que se tem notícia para uma visita.

Captura de tela inteira 20072017 094520

Captura de tela inteira 20072017 094514Captura de tela inteira 20072017 094607

Sobre Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esse post foi publicado em Filipe Toledo, Frederico Morais, Liga Mundial de Surfe (WSL). Bookmark o link permanente.

Uma resposta para As Melhores Praias do Planeta

  1. Margarida disse:

    Por aqui também temos praias lindas, tive várias indicações de amigas e depois te passo.

    Curtir

Deixe um comentário