Religião e fúria

Os três fundamentalismos

“Os Três Fundamentalismos”, por Sérgio Paulo Rouanet (clique aqui)

Como Téo Pereira, sou fã incondicional do jornalismo gonzo de Hunter Thompson e seria ótimo comentar alguma coisa sobre ele, mas devo, no entanto, e para não parecer um lunático, fazer a opção pelo registro do noticiário internacional. Ao mesmo tempo, como muita tinta e muita memória digital já foram consumidas com os atentados ocorridos em Paris, discutindo não apenas o ataque ao “Charlie Hebdo” e ao mercadinho Kosher como lembrando ainda outras atrocidades de fundo religioso menos faladas por não terem tido lugar na França, fico com a indicação de um artigo contra todos os fundamentalismos. Foi publicado em seguida ao 11 de setembro de 2001 e poderia ser reimpresso a cada novo atentado. Nele Sérgio Paulo Rouanet ataca sem distinção toda a fúria demente dos fanáticos religiosos de todos as procedências: cristã, judaica ou islâmica. Continua atual e arrisco dizer que infelizmente seguirá assim por muitos milênios. Saiu no saudoso caderno +Mais! da Folha de São Paulo, jornal que em sua busca incessante pela decadência tratou de substituir o ótimo suplemento pela famigerada Ilustríssima, que de ilustre não tem nada.

 

 

Avatar de Desconhecido

About Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esta entrada foi publicada em Sérgio Paulo Rouanet. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Religião e fúria

  1. Avatar de ana maria souza ana maria souza disse:

    Coisa boa vou procurar o artigo ou pedir ao meu ilustre filho machadiano que imprima uma cópia pra mim.Só discordo do comentário sobre a illustríssima ,uma das minhas leituras preferidas

    Curtir

Deixe um comentário