A Esquerda e o Empreendedorismo II

Safatle no Universo On Line

A esquerda está em polvorosas com o resultado das eleições municipais, especialmente em São Paulo, a cidade mais populosa do país. Na avaliação de Vladimir Safatle em depoimento ao UOL, endossado por Bruno Torturra e Gregório no programa “Calma Urgente!”, a esquerda precisa ser mais esquerda. E foi um erro para eles, ela vir conversar sobre empreendedorismo como Guilherme Boulos fez. Confesso que não entendi nada. A forma mais segura de empreendedorismo é investir em estudo e em sua formação pessoal, como bem sabem os três intelectuais e outros ativistas culturais ditos de esquerda. Todos os três, Safatle, Torturra e Duvivier, por sinal, conseguiram, em graus distintos, projeção investindo em seus estudos e formação. A aposta de Boulos na educação em tempo integral, portanto, apontava para a preparação de jovens que vão poder empreender em suas carreiras tanto em áreas da cultura como no esporte, no teatro, no streaming, nos projetos com novas tecnologias. A ideia de dar apoio aos jovens que vivem de aplicativos, seja como moto boys ou motoristas autônomos, era uma questão circunstancial e objetiva da plataforma de Boulos que não tem nada a ver com investir em empreendedorismo. Imagino que ninguém pense que vai ter algum futuro seguro fazendo exclusivamente entregas ou dirigindo carro (pelo menos não da maneira como isso é feito hoje no Brasil dos aplicativos sem responsabilidades empregatícias). Quanto a fazer negócios lucrativos e ganhar dinheiro, seja investindo na cultura, na educação, nos esportes, com um estado que dê respaldo para uma população que paga pesados impostos, é a aposta certa como todos comprovadamente sabemos. Thomas Piketty é um intelectual de esquerda que aponta um caminho para termos uma sociedade mais igualitária e muito mais competitiva, diferente deste arremedo canhestro de projeto selvagem, individualista e destrutivo que caracteriza as correntes iniciativas liberais. A esquerda está precisando ler Piketty com mais atenção. E Boulos fez a campanha certa. Se teve rejeição tão grande contra um adversário sem propostas e que, detalhe, é tão limitado intelectualmente que nunca conseguiu terminar seus estudos universitários, é um assunto a ser discutido. A esquerda está perdendo terreno e precisa corrigir seu discurso em lugar de radicalizá-lo.

Torturra e Duvivier no Estúdio Fluxo

Avatar de Desconhecido

About Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esta entrada foi publicada em Bruno Torturra, Gregório Duvivier, Vladimir Safatle e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário