“Reset”, podcast de Mariana Cabral
Queria muito ter assistido ao espetáculo “Um Português e um Brasileiro entram num Bar…” com Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira. Foram três apresentações em Lisboa e duas no Porto em novembro passado. Eles já haviam se reunido para conversar sobre a geniosa, a intempestiva, a afetada língua portuguesa, bem como para chafurdar as mais improváveis manifestações de suas excentricidades dos dois dados do Atlântico. Discussão que se estendeu com muito humor à apreciação de nossas diferenças e semelhanças culturais. Ela se deu em 2017, quando os dois cronistas da Folha, que nos distraem com suas divagações aleatórias às quartas-feiras (Duvivier) e aos domingos (Araújo) na Ilustrada, inauguraram esse tipo de bate-papo na terceira edição do “Experimenta Portugal – Arte e Cultura” organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
Com quase 1 milhão de visualizações no YouTube, este célebre encontro, já replicado aqui neste blogue, teve uma segunda edição sempre com novos cacos no Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio) do mesmo ano (pode ser ouvido como podcast no Spotify). Rendeu tanto e foi tão festejado que parecia inevitável que a dupla de parceiros do programa “Greg News”, em que Ricardo é roterista-colaborador, voltasse a repeti-lo. Como não foi possível assisti-los ao vivo, tive que me contentar com uma entrevista dada pelo Duvivier, por ocasião de sua passagem por lá, ao podcast de Mariana Cabral, também conhecida pela alcunha de Bumba na Fofinha. Mariana está junto de toda uma turma de novos humoristas portugueses com os quais preciso me familiarizar, especialmente depois que dei entrada no pedido de cidadania lusa para, com a aposentadoria se avizinhando, me por a pensaire, ó, pá, em talvez passar uma temporada na terrinha.
Programa de Ricardo Araújo na Rádio Comercial
Ricardo Araújo pertence a uma geração anterior a de Gregório. Começou com o grupo Gato Fedorento nos anos 2000. Grupo que parece ter inspirado a criação do Porta dos Fundos. Além da colaboração como roteirista e das colunas de jornal, Araújo também faz o programa “Mixórida de Temática” na Rádio Comercial. Tanto nela, como em outras emissoras radiofônicas portuguesas que abrem espaço para o humor, o Porta dos Fundos faz aparições frequentes e é recebido sempre com tapete vermelho. Agora em dezembro, Gregório, desta vez com o pessoal do Porta, voltou ao país para a apresentação de mais uma edição do “Portátil”, espetáculo de improviso que o grupo de humoristas já faz há alguns anos em várias cidades portuguesas. Correram com sucesso Ílhavo, Castelo Branco, Coimbra, Porto e Lisboa. Levaram a reboque o Rafael Pimenta segundo colocado no reality que escolheu Macla Tenório (Maria Clara Cerqueira) como a nova integrante do grupo no concurso “Futuro ex-Porta”.
Porta dos Fundos divulga o “Portátil” na Rádio Renascença FM
Edição antiga do “Portátil” pode ser vista no NetFlix


