Literatura Falada #4

Com “Finnegans wake”, James Joyce criou uma narrativa farta em neologismos de uma criatividade a toda prova. Se alguns acham um desafio atravessar o romance até o final, que na verdade em lugar de se encerrar acaba propondo ao leitor que volte ao seu começo e reinicie sua leitura, imagine lê-lo em voz alta sem passar vergonha? Jim Norton faz isso como um virtuose. Um dos muitos desafios são as thunder-words, neologismos que unem o mesmo vocábulo em vários idiomas e que surgem ao longo de todo o texto. Existe até mesmo pessoas como Adam Harvey (ou JoyceGeek) que criou um canal no youtube com um tutorial sobre como se pronunciar corretamente esses vocábulos provocadores.

4 – “Don´t panic, it´s only Finnegans wake” – tutorial de Adam Harvey para as thunder-words de Joyce.

“Finnegans Wake” pode ser ouvido na leitura inigualável de Jim Norton. Um ótima companhia para que leitores se familiarizem e se aproximem de um dos livros mais inovadores do século XX. Marcella Riordan interpreta as vozes femininas. O audiolivro em versão condensada pode ser adquirido no site da Audible.

Captura de tela inteira 12052017 194017

Avatar de Desconhecido

About Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esta entrada foi publicada em James Joyce, Literatura Falada. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário