Literatura Falada #1

Se fosse iniciar este blogue do zero, certamente o designaria com o título de uma crônica- conto deliciosa de Lima Barreto. Iria se chamar muito adequadamente “Coisas de Mafuá”, título que traduziria bem o espírito do que aqui é publicado. Já estou, assim como outros tantos, imagino, na maior expectativa pela próxima edição da FLIP que se dedicará ao escritor e que chegará antecedida pela biografia que Lilia Moritz Schwarcz prepara sobre o autor (como tem sido bom acompanhá-la com Dan Stulbach toda semana na Rede Bandeirantes em “Era uma vez uma história“). Como continuação à última postagem, vamos a algumas indicações pontuais com respectivos links para as sugestões das gravações que foram comentadas. E damos início pelo conto do enfezado mulato carioca nascido em uma localidade que é pura poesia: a rua Ipiranga, nas Laranjeiras. A leitura é de Vicente Costa Filho, que na gravação opta por se identificar apenas por Vicente.

1- Coisas de Mafuá – Crônica-conto de Lima Barreto, publicada na revista Careta (edição de 22 de janeiro de 1921), em leitura de Vicente Costa Filho.

Avatar de Desconhecido

About Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esta entrada foi publicada em Librivox, Lima Barreto, Literatura Falada. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário