Conversa sobre a Pérfida, a Traidora, a Desalmada Criatura

Língua BrasileiraGrande expectativa pelo encontro em setembro entre dois craques da escrita na Livraria da Travessa em Botafogo para uma conversa sobre esta prima-dona sem coração, esta senhora vaidosa que gosta de fazer e acontecer comigo.  Já se vão aí mais de 50  anos de convivência e a arrogante sempre me maltratando, sem dó, nem piedade. Faz tantas que, invariavelmente, me pego a conjecturar se ela não teria amantes em cada bairro da cidade. Enamorados, amásios,  concubinos que, como eu, posso antever, também são maltratados, ludibriados, pela pérfida figura. Estamos, ao que tudo indica, condenados por gosto e por destino a procurá-la na triste esperança de uma vida serena em sua companhia. Por vezes suplicando, implorando, nos humilhando em público ou nos remoendo em auto-flagelação no recesso do lar, em busca de um pouco de compreensão. Carentes eternos de sua presença, não conseguimos deixar de pedir que nos trate bem. E ela, invariavelmente, faz justo  o oposto. De nariz em pé, fica debochando, desdenhando, fazendo pouco caso de nós. No próximo dia 5, me dirigirei à Livraria da Travessa para saber se, de fato, existem homens felizes no mundo que se dão em completa harmonia com esta desalmada criatura. E caso tal hipótese se confirme, vou querer entender como fazem para conviver com este tipo arrogante, cuja única atribuição em sua maldosa existência parece ser o desejo de espezinhar e menosprezar os que não conseguem passar um dia sequer sem tê-la por perto.

Avatar de Desconhecido

About Marcos Pedrosa de Souza

Marcos Pedrosa de Souza é professor da Fundação Cecierj. Tem formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em letras pela Universidade Santa Úrsula. É mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi colaborador de O Globo e de outros jornais e revistas. Foi professor do IBEU, da Cultura Inglesa e da Universidade Estácio de Sá.
Esta entrada foi publicada em Arthur Dapieve, Sérgio Augusto. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Conversa sobre a Pérfida, a Traidora, a Desalmada Criatura

  1. Avatar de Oscar Guilherme Lopes Oscar Guilherme Lopes disse:

    Meu caro Marcos Pedrosa de Souza: muito pior são os que ignoram, maltratam, violentam, sodomizam a pobre criatura, e que se escondem nos desvãos da internet e nos facebooks da vida! Abs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário